quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Resenha do livro: Em Chamas


   Vamos avaliar o livro Em chamas o segundo da trilogia Jogos Vorazes  de Suzanne Collins.
 PS: Cheque o post anterior com a resenha do primeiro livro!


   Sinopse: Depois do improvável e inusitado resultado dos últimos Jogos Vorazes, algo parece ter mudado para sempre em Panem. Aqui e ali, distúrbios e agitações nos distritos dão sinais de que uma reviravolta é iminente. Katniss e Peeta, representantes do paupérrimo distrito 12, não apenas venceram os Jogos, mas ridicularizaram o governo e conseguiram fazer todos - incluindo o próprio Peeta - acreditarem que são um casal apaixonado. A confusão na cabeça de Katniss não é menor do que a das ruas. Em meio ao turbilhão, ela pensa cada vez mais em seu melhor amigo, o jovem caçador Gale, mas é obrigada a fingir que o romance com Peeta é real. Já o governo parece especialmente preocupado com a influência que os dois adolescentes vitoriosos - transformados em verdadeiros ídolos nacionais - podem ter na população. Por isso, existem planos especiais para mantê-los sob controle, mesmo que para isso signifique forçá-los a lutar novamente.
   Eu fiquei surpresa quando li Em Chamas. O livro é como um labirinto do qual você não consegue escapar, pelo menos não facilmente. Depois de todas as confusões do livro anterior o que você esperaria é um pouco de tranquilidade. Mas isso é simplesmente impossível se tratando de Katniss e Peeta que depois que venceram os Jogos não viraram somente ídolos da Capital, mas símbolos dos Rebeldes que querem uma revolução e a tomada de Panem.
   Com esse tipo de coisa em mente Katniss e Peeta tentam continuar convencendo o público que são um casal apaixonado e que só fizeram o que fizeram porque não conseguiriam viver sem o outro. Mas não convenceram todo mundo, como os rebeldes, que viram o ato como um desafio a Capital, e o Presidente Snow.
   A partir daí eles veem suas vidas serem controladas pela Capital na tentativa de apagar a faísca que eles causaram. Além de ameaças diretas e indiretas a eles, seus famílias e amigos. A Capital começa a intervir nos distritos aumentando o número de Pacificadores nas ruas e por consequência das punições e os graus de castigos.
   Diferentemente do primeiro livro Em chamas tem um apelo revanchista, pressão psicológica e começa a dar pistas de que a faísca que o Presidente Snow tanto temia esta prestes a entrar em chamas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário